A preocupação
mundial no século XXI gira em torno do desenvolvimento sustentável. Como se
pode continuar progredindo sem causar tantos danos ao meio ambiente?
Conferencias mundiais a cerca do assunto são organizadas visando uma maior
preocupação do governo e da população, mas a conclusão é sempre a mesma:
precisa-se de uma maneira mais eficaz de conscientização de todos sobre essa
questão primordial.
Até agora o tema
“Desenvolvimento Sustentável” vem sendo tratado de uma maneira pouco
satisfatória. Na verdade, até há um empenho por parte de alguns grupos sociais
mais participativos, porém o setor das industrias de grande porte – principais
responsáveis pelos danos ambientais que já conhecemos – ainda não se adequou significativamente
a essa “nova realidade” ambiental.
É obvio que a
filosofia de que se cada um fizer um pouco, a diferença é muita ainda vale. Não
se pode ficar de braços cruzados, vendo “nossa casa” ser destruída. Mas não
adianta um esforço populacional em prol de um ambiente mais limpo se os
principais poluidores não pararem de despejar toxinas na atmosfera de forma
desenfreada.
Sendo assim, exigir
do governo leis ambientais mais rígidas é a melhor saída para um população de
mãos atadas. A crise no ambiente que encaramos hoje não é devida ao gás Metano
expelido pelos bovinos! Tem que começar de cima, levando consciência primeiro para
quem mais polui. A partir daí sim se pode pensar num futuro mais limpo para as
futuras gerações!